Uma das escolas Ulm mais importante foi a escola Hochschule für Gestaltung Ulm
A Hochschule für Gestaltung Ulm (Escola Superior da Forma de Ulm - escola privada) foi fundada na Alemanha em 1952 por Inge Aicher-Scholl (1917-1998), Otl Aicher (1922-1991), Max Bill (1908-1994), entre outros como homenagem aos irmãos judeus mortos pelos nazistas na 2ª Guerra Mundial, e durou até 1968. É considerada a mais significativa tentativa de se restabelecer uma ligação com a tradição do design alemão. Foi sucessora da Bauhaus por seus métodos de ensino, disciplinas lecionadas, ideais políticos e por também acreditar que o design tinha um importante papel social a desempenhar.
A didáctica da ULM
Após a frequência de um curso comum a todas as áreas - GrundKurs, espécie de Vorkus - a escola ramifica-se em dois âmbitos: Produto e Comunicação.
Inseriu novas disciplinas como a Ergonomia, a História da Cultura e a Semiótica, que caracterizam até hoje os cursos de design.Uma outra grande inovação foi a aquisição e a aplicação ao processo projectual de um método, posteriormente definido como Método de ULM: Reflexão, Análise, Síntese, Fundamentação e Selecção das alternativas.
Não havia aulas de pintura, escultura ou outras artes plásticas.
Fotografia, tipografia, embalagem, sistemas expositivos e técnicas publicitárias eram consideradas como suportes do projecto de design.
A colaboração de grupos de alunos com as indústrias começou por sensibilizar acerca do design, e a parte prática do método de ensino da escola de ULM é a colaboração com a empresa BRAUN. Max Bill, fundador e primeiro director, preocupava-se com as artes e o meio ambiente. Tomás Maldonado (argentino), segundo director da Escola de ULM, defendia a produção industrial sem preocupações pós-guerra ou ecológicas, privilegiava um design voltado para a tecnologia.
Sem comentários:
Enviar um comentário